Plano E@D

Considerando a situação epidemiológica do novo coronavírus – COVID 19 em Portugal, o XXII Governo Constitucional decidiu suspender todas as atividades letivas e não letivas presenciais em todos os estabelecimentos de ensino no território nacional. Consequentemente, todas as instituições educativas Portuguesas têm de se adaptar à nova realidade educativa, onde as tecnologias têm um papel preponderante na garantia da comunicação, interação e colaboração entre todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem.

Naturalmente que esta adaptação leva o seu tempo e tem vindo a ser acompanhada com diversos pareceres e orientações da Direção Geral da Educação (DGE), da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO). Na sua generalidade, estas orientações têm como objetivo garantir que todos os alunos continuam a aprender no atual contexto, independentemente das barreiras geográficas e temporais. 

Uma das mais recentes orientações que parte da DGEstE é a conceção, desenvolvimento e implementação de um Plano de Ensino a Distância (E@D) em cada uma das escolas. O presente plano de E@A foi desenvolvido de forma articulada com os demais atores da escola, designadamente, os alunos, encarregados de educação, funcionários, professores, coordenação pedagógica e direção. De um modo geral, este documento evidencia as respostas mais adequadas e potenciadoras do sucesso educativo dos nossos alunos na aprendizagem suportada pelas tecnologias, mas também, apresenta a reorganização do processo de ensino-aprendizagem para a modalidade e-learning e da escola como um todo no universo online.

Para visualizar na íntegra este plano consulte, por favor, o menu Plano de E@D.