Digital Psychosocial Programme
A Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto e a Escola Técnica Psicossocial Lisboa foram pioneiras na criação do curso Técnico de Apoio Psicossocial. Ao longo dos anos, têm desenvolvido um trabalho articulado, apostando na formação de jovens e na adequação de respostas às necessidades emergentes nas áreas dos cuidados de saúde e sociais. O Digital Psychosocial Programme (DPP) foi um projeto que nasceu desta articulação e envolveu 66 alunos/as, distribuídos/as por 14 grupos, de ambas as escolas. Teve como objetivos promover a aquisição de conhecimentos e competências na área dos comportamentos aditivos e dependências; desenvolver o sentido crítico, a inovação, o trabalho em projeto e a resposta a desafios emergentes; fomentar a articulação entre as duas escolas e as instituições que prestam cuidados de saúde e sociais e aumentar a empregabilidade dos/as alunos/as.
Desenvolvido em contexto de comunicação virtual, este projeto recorreu a uma ferramenta online de aprendizagem baseada em projeto. Os/as alunos/as, responderam aos desafios lançados pelas duas comunidades terapêuticas parceiras – Comunidade Terapêutica do Meilão (Porto) e Ares do Pinhal (Lisboa) – nomeadamente, o desafio norte, que consistiu na identificação das competências e interesses dos utentes deste serviço no sentido de estimular o sentimento de pertença e de autoeficácia, e o desafio sul, que compreendeu o desenvolvimento de atividades de lazer em regime de internamento como forma de diminuir os fatores de stress e aumentar o seu bem-estar.
Os projetos vencedores serão implementados nas comunidades terapêuticas parceiras e poderão ser consultados no nosso site www.eptpporto.com.
