Educação e Formação

 

A oferta formativa nesta área sustenta-se numa metodologia integrada e centrada no formando e é uma alternativa de educação e formação para jovens com percursos escolares irregulares, onde o insucesso e/ou o abandono tiveram expressão.

Pretende-se, com efeito, proporcionar-lhe as condições adequadas para a sua formação profissional, mas também social e, sobretudo, pessoal.

 

As estratégias pedagógicas que apelem ao envolvimento e à participação activa dos formandos serão a pedra de toque, associadas às parcerias activas com as instituições sociais que participam, há já vários anos, no nosso projecto educativo. É aliás com base nessas relações de parceria que serão desenvolvidas as estratégias de inserção profissional dos formandos que constitui uma das dimensões essenciais deste projecto formativo.

Estes cursos de tipo 2 exigem como habilitação mínima de acesso o sexto ano de escolaridade, conferindo aos alunos que concluam a formação o nono ano de escolaridade e uma certificação profissional de nível II.