GIVA/SPO

O GIVA foi concebido para prestar apoio à transição dos/as alunos/as da EPTPP para a vida ativa (este trabalho é feito igualmente com os/as antigos/as formandos/as da escola), bem como prestar apoio psicológico e psicopedagógico a todos/as os/as alunos/as dos diferentes níveis de ensino, desenvolvendo a sua atividade em colaboração com todos os elementos da comunidade educativa, promovendo o apoio educativo e psicossocial de todos os intervenientes. Tem ainda como atividades centrais, a divulgação da oferta formativa disponível e seleção de candidatos.

APOIO PSICOLÓGICO

Um espaço onde o aluno pode conversar ou esclarecer dúvidas, de forma confidencial, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e a construção da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida, durante todo o seu percurso escolar;

APOIO PSICOPEDAGÓGICO

A Psicóloga vai acompanhar o aluno ao longo do seu percurso escolar e ajudá-lo a superar algumas dificuldades de aprendizagem através de estratégias de intervenção adequadas ao seu caso. 

ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

a Orientação Escolar e Profissional é essencial para ajudar os alunos nas tomadas de decisão que se aproximam – qual o curso que quero seguir e/ou onde quero trabalhar? O Programa de Orientação Escolar e Profissional visa a realização de várias sessões de informação, com o apoio das instituições de ensino superior e entidades ligadas à empregabilidade, visitas de estudo, entrevistas com diplomados que se encontram no mercado de trabalho e/ou em prosseguimento de estudos, testes e entrevistas individuais. Pretende-se que cada aluno atingia um maior autoconhecimento e conheça o seu perfil de interesses e aptidões, de modo a tomarem uma decisão mais informada e acertada.

Para além disso, para os diplomados que optam pela entrada no mercado de trabalho, foi criado uma bolsa de candidatos para onde são enviadas propostas de emprego (na área de formação) que são do conhecimento do GIVA. 

Atualizado em 15 de janeiro de 2020, EPTPP